Chromium No [Testing] Do Arch Linux

| Comments

Saudações pessoal…

Já estava na hora eim?! Chromium passando para o repositório [testing] no Arch.

Para quem já vem acompanhando este projeto desde seu início, tenho o prazer de anunciar esta novidade nos repositórios do Arch.

Por questões de segurança e estabilidade para os usuários como um todo, resolvemos manter também o pacote em nosso repositório nacional [archlinux-br] para evitar que os usuários do chromium tenham que habilitar o [testing] em seus sistemas correndo alguns riscos por pacotes pouco testados.

Assim que o mesmo passar para repositórios mais confiáveis como o [extra], estaremos removendo do repositório nacional.

Com algumas mudanças nesta versão do pacote, não estamos mais utilizando o snapshot, mas sim a versão já considerada beta do próprio projeto chromium.

Para os que já utilizam o repositório [archlinux-br] e já possuem o chromium instalado, basta mandar atualizar seu sistema normalmente com:

# pacman -Syu

Perceberá que o pacman informará que o chromium-snapshot precisará ser removido para a instalação do chromium. Podem confirmar sem medo algum. Ontem mesmo eu e thotypous realizamos os últimos testes neste sentido e tudo correrá bem.

Para aqueles que ainda não utilizam o repositório [archlinux-br] e ainda não possuem o chromium instalado, a dica é a seguinte:

1- Habilite o repositório inserindo as seguintes linhas no arquivo /etc/pacman.conf:

_[archlinux-br] Server = http://repo.archlinux-br.org/i686_

2- Atualize seus mirros e instale o chromium:

# pacman -Sy chromium

Uma terceira opção, indicada para os mais aventureiros, seria habilitar o repositório [testing]. Esta opção eu apenas recomendo para os que estão dispostos a ajudar mais diretamente no desenvolvimento do Arch e que desejem assumir alguns riscos de estabilidade, visto que muitos pacotes ali ainda se encontram em estado de teste. Neste caso, basta descomentar as linhas referente a ele no arquivo /etc/pacman.conf:

[testing] Include = /etc/pacman.d/mirrorlist

Façam bom proveito pessoal. ;]

Usem com moderação.. :p Abraços

Comments