/ #Arch Linux #Impressões 

Java No Arch Começa a Ser Mais Livre

Os usuários de Arch Linux, pelo menos alguns deles, talvez já saibam que o Sun Java Runtime Environment (JRE) e o Java Development Kit (JDK) tem passado muito tempo no repositório Extra esperando por algum amor extra. Entretanto, nenhum desenvolvedor se sentiu motivado à manter este pacote.

Por outro lado, não é novidade que já existe o pacote OPENJDK6, uma implementação open source da JRE e da JDK que funciona perfeitamente bem.

Foi decidido mover os pacotes JRE e JDK para o repositório Community, onde Geoffroy Carrier estará tomando conta deles. Ele já até atualizou os pacotes e corrigiu alguns bugs pendentes. Obrigado Geoffroy por sua boa ação.

Nenhum pacote dos repositórios oficiais do Arch Linux depende destes pacotes no momento, já que os mesmos já foram recompilados para o OPENJDK6. Entretanto, é bom agradecer à comunidade por entender, e os desenvolvedores que se desculpam por qualquer inconveniente que possa vir a surgir.

O mais interessante em meu ver, é o fato de o Arch estar baixando o nível de prioridade destes pacotes, elevando assim a prioridade dos pacotes livres do java em seu lugar. Isto sim é show de bola. Parabéns Arch Linux! ;]

“Porque movê-los, além da razão já abordada aqui?

Bem, nós pretendemos favorecer implementações de código aberto ao invés de implementações de código fechado. > >

Não, sério, porque vocês mudaram eles?

Porque o Aaron Griffin disse que o fizesse. :-D (apenas brincando)” > >

Abraços