/ #Arch Linux #Impressões 

Lançado Kde 4.6 - Sim, Claro, Se Você Usa Arch, Não Precisa Esperar

- DEV do Arch, qual é sua missão?

- Empacotar antes de qualquer distribuição!

- DEV do Arch o que é que você faz?

- Eu empacoto coisas que assustam o Satanás!

É isso aí pessoal, ontem o projeto KDE liberou o KDE 4.6 com muitas melhorias e o pessoal do Arch já saiu na frente, claro. Sim, se você usa Arch, não precisa esperar, pode atualizar seu KDE com o seu rotineiro _# _pacman -Syu.

KDE 46

Dentre as grandes mudanças, gostaria de destacar o suporte nativo ao UPower, UDev e UDisks que podem ser utilizados ao invés do depreciado HAL. Para isso, o pacote hal deixa de ser uma dependência do kdebase-workspace e pode ser removido do seu sistema.

Outra novidade é que com a última atualização do Phonon, os DEVs declararam que o backend Xine não será mais mantido e precisará do PulseAudio para funcionar; você realmente deveria pensar em trocar para o GStreamer ou VLC backend.

Várias melhorias foram implementadas também em contexto geral no Plasma Workspaces que ganhou, dentre outras coisas, um novo sistema de Activities, lhe permitindo uma associação mais fácil de aplicações com atividades específicas e particulares como trabalho ou atividades de casa. Várias mudanças no Kwin, o gerenciador de janelas do Plasma, também foram implementadas para melhorar a performance do mesmo e ao mesmo tempo tornar mais leve para o sistema como um todo.

E se eu tiver um netbook?

O KDE 4.6 também trouxe uma série de novos recursos que facilitam e tornam o sistema ainda mais leve para este tipo de usuário. O Plasma Netbook, otimizado para computadores mais portáteis, se tornou ainda mais leve e fácil de se utilizar através de uma tela touchscreen.

KDE 46

Várias modificações no dolphin, correções de bugs e aparência também foram implementadas, mas… se eu for realmente listar todas as modificações, posso acabar perdendo meu emprego, portanto vou apenas lhes deixar o link do site oficial onde podem ser encontradas todas as mudanças desta release: KDE 4.6 Release Notes.

Abraços!