/ #Impressões #Literatura 

Recomendação Bibliográfica: As Brumas De Avalon Vol I - a Senhora Da Magia

Saudações amigos…

Sentiram saudades?

Novamente passei por um jejum em relação ao blog. Sim, motivos de força maior. Tive alguns problemas em relação ao meu laptop portanto fiquei sem condições de dar atenção ao blog por algumas semanas. Agora, de laptop novo, posso voltar à rotina.

Nada melhor para começar do que assuntos que desopilam, correto? Bom, vésperas de feriado do Natal então, por favor Kalib, nada de baboseiras técnicas.

A recomendação bibliográfica deste mês é um livro um tanto quanto antigo, porém que ainda hoje me surpreende.

Se chama As Brumas de Avalon vol I - A Senhora da Magia.

Lembro que li este livro pela primeira vez cerca de 6 ou 7 anos atrás e como coinscidentemente estou acompanhando uma série sobre o rei Artur, Merlin e companhia, bateu a saudade do livro e resolvi ler novamente. Relembrar a história.

Bom, o livro é sem sombra de dúvidas uma excelente narrativa para quem gosta de contos de época, reinos, magia, etc.

Diferentemente de todas as histórias conhecidas sobre o rei Artur, seu reinado e conquistas, As Brumas de Avalon contam como tudo aconteceu a partir da perspectiva de mulheres da época que tiveram contato e laços com Artur. Sim, a Sacerdotisa Morgana, que passa a ser a protagonista principal da história, conta sua vida desde sua infância e como ela teve forte, para não dizer fundamental, influência em toda a história de sucesso do Rei Artur.

Além de Morgana, o livro aborda a vida e influência de outras mulheres que também tiveram papéis essenciais para o desenvolvimento de Artur bem como de acontecimentos gerais. Vários outros aspectos místicos de antigas religiões como os Druídas e crenças pagãs baseadas no culto de uma Grande Deusa são abordados. Entre conflitos com a Igreja e rituais pagãos, Artur se prepara para assumir seu fardo.

Em meio a uma série de conflitos religiosos, Artur passa a ser o responsável por unificar e assegurar a harmonia da Bretanha comandando vários Reis que lhe devem jurar fidelidade.

Segue breve sinopse deste que é o primeiro livro de uma série que conta com 4 volumes retirada do site da Livraria Saraiva:

Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos, a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.

Abraços e um Feliz Natal a todos!