/ #Impressões #Literatura 

Recomendação Bibliográfica: As Brumas De Avalon Vol II - A Grande Rainha

Após mais um período conturbado na faculdade estou de volta ao blog com uma recomendação bibliográfica.

Desta vez estou concluindo a leitura do segundo volume da série As Brumas de Avalon, que aborda a história do Rei Artur através de uma visão das mulheres da época.

Para quem não conhece e/ou não acompanhou o post sobre o primeiro volume, As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia, fica o link.

Neste segundo volume, As Brumas de Avalon - A Grande Rainha, o embate religioso entre o catolicismo e o paganismo se torna ainda mais intenso quando é chegado o momento da grande batalha prometida onde o Rei Artur quebra o juramento feito aos pagãos e seguidores da Antiga Religião.

Através do juramento, Artur conseguiu ser seguido e apoiado por praticamente todos os povos que o seguiríam no combate contra os saxões com a promessa de o mesmo utilizar a bandeira do Dragão, anteriormente utilizada por seu pai, como forma de demonstrar que Artur não seguiria apenas a bandeira cristã, mas que respeitaria todas as formas de culto religioso. Esta era a promessa para que todos os povos pudessem se unir e lutar ao seu lado para unificar a Bretanha.

Uma vez que Artur, se deixando levar pela mente extremamente cristã de sua esposa, resolve quebrar a promessa e levar ao campo de batalha apenas a bandeira cristã, muitos povos retiram o seu apoio oferecido ao combate.

Sua irmã, e mãe de seu filho, Morgana, passa a ganhar maior destaque neste segundo volume pela mudança de seu comportamento onde, praticamente, abre mão de seu papel como sacerdotisa para viver experiências pessoais de isolamento que a fazem perder boa parte dos acontecimentos do mundo real.

Para quem curte ficção, misticismo, paganismo e embates religiosos, com certeza será uma boa leitura.

Abraços,