Chromium No Testing Do Arch Linux
Saudações pessoal…
Já estava na hora eim?! Chromium passando para o repositório [testing] no Arch.
Para quem já vem acompanhando este projeto desde seu início, tenho o prazer de anunciar esta novidade nos repositórios do Arch.
Por questões de segurança e estabilidade para os usuários como um todo, resolvemos manter também o pacote em nosso repositório nacional [archlinux-br] para evitar que os usuários do chromium tenham que habilitar o [testing] em seus sistemas correndo alguns riscos por pacotes pouco testados.
Assim que o mesmo passar para repositórios mais confiáveis como o [extra], estaremos removendo do repositório nacional.
Com algumas mudanças nesta versão do pacote, não estamos mais utilizando o snapshot, mas sim a versão já considerada beta do próprio projeto chromium.
Para os que já utilizam o repositório [archlinux-br] e já possuem o chromium instalado, basta mandar atualizar seu sistema normalmente com:
# pacman -Syu
Perceberá que o pacman informará que o chromium-snapshot precisará ser removido para a instalação do chromium. Podem confirmar sem medo algum. Ontem mesmo eu e thotypous realizamos os últimos testes neste sentido e tudo correrá bem.
Para aqueles que ainda não utilizam o repositório [archlinux-br] e ainda não possuem o chromium instalado, a dica é a seguinte:
1- Habilite o repositório inserindo as seguintes linhas no arquivo /etc/pacman.conf:
[archlinux-br] Server = https://repo.archlinux-br.org/i686
2- Atualize seus mirros e instale o chromium:
# pacman -Sy chromium
Uma terceira opção, indicada para os mais aventureiros, seria habilitar o repositório [testing]. Esta opção eu apenas recomendo para os que estão dispostos a ajudar mais diretamente no desenvolvimento do Arch e que desejem assumir alguns riscos de estabilidade, visto que muitos pacotes ali ainda se encontram em estado de teste. Neste caso, basta descomentar as linhas referente a ele no arquivo /etc/pacman.conf:
[testing] Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
Façam bom proveito pessoal. ;]
Usem com moderação.. :p Abraços