/ #Linux #Software Livre 

Correção Do Bug Entre Kernel Linux E Placas Broadcom

Bug capturado e tratado!

Diversas pessoas se depararam com intermináveis erros de kernel panic após atualizar seu kernel para a versão 3.10.6 (e posteriores) quando utilizavam placas wireless da Broadcom. O erro reportado foi tratado e, apesar de ainda não estar resolvido no último kernel lançado, 3.10.10, já se encontra na árvore de Linus Torvalds, conforme código e correção podem ser vistos através do seguinte link:

mac80211: add a flag to indicate CCK support for HT clients

O problema se dava com o módulo brcm80211 que não conseguia lidar adequadamente com o envio de frames com taxas CCK como parte de uma sessão A-MPDU. Apesar de outros drivers/módulos da broadcom conseguirem conectar-se sem o kernel panic logo na inicialização do sistema, estes ainda podem enfrentar problemas em outros momentos sem esta correção. O patch corrige o erro reportado com módulos brcmsmac bem como outros.

Atualmente estou utilizando o último kernel disponibilizado, o 3.10.10. Apesar de a correção ainda não ter saído nesta versão, estou utilizando uma versão do kernel com o patch já aplicado.

Esperemos pelo kernel 3.11 que deverá ser lançado nos próximos dias e que, por sua vez, deverá resolver este problema definitivamente.