/ #Arch Linux #Cultura Hacker 

Escondendo Informações Em Arquivos Binários

Saudações galera…

Recentemente um amigo, Michel, me perguntou algo sobre a possibilidade de ocultar informações em arquivos binários, como uma música ou mesmo uma foto. Eu lhe respondi que era possível, e bem simples em termos de conceito, bem como lhe prometi postar esta dica.

No Linux sabemos que tudo é um arquivo. Nada depende exclusivamente de extensão ou tipo. Até mesmo os famosos “diretórios” na verdade não passam de arquivos. O que mostrarei aqui é uma dica rápida e simples de como se aproveitar disto para ocultar de forma simples e rápida alguma informação de texto em um arquivo binário qualquer que o seja. Por mais incrível que possa parecer, não precisaremos de nenhuma mágica ou ferramenta especial para isto. Quem utiliza Linux sabe que o cat ou mesmo o echo são ferramentas padrão em qualquer distribuição. SIM. Precisaremos apenas delas para fazer o “truque”. Não acredita? o.O

Vamos lá…

Antes de mais nada selecione o arquivo que será utilizado para “camuflar” nossa informação. Escolha uma imagem qualquer por exemplo ou outro tipo como áudio, vídeo, compactado, etc… Supondo que você escolheu o arquivo foto.jpg, passaremos ao segundo passo.

Supondo que eu queira ocultar a frase “Bem vindo ao Linux” na foto.jpg, o comando seria o seguinte:

$ echo “Bem vindo ao Linux” >> foto.jpg

Simples não é?! Nada de truques ou mágicas. Pode tentar abrir a foto com algum editor de imagens como o Gimp, ou mesmo com um vizualizador de sua preferência. A foto parecerá intacta e normal. Agora tente executá-la com um editor de textes como o cat por exemplo.

$ cat foto.jpg

Você verá um conjunto de caracteres estranhos, dados sobre a foto em si, porém role até o final do arquivo. Depois de todos os caracteres estranhos, você encontrará a informação que ocultou anteriormente, no nosso caso é a frase “Bem Vindo ao Linux”.

Simples não é? Lembrando que o mesmo conceito se aplica caso você deseje utilizar ao invés de uma única frase, todo um texto. Crie o texto com um editor de textos qualquer como o vim por exemplo e salve com o nome texto.

Em seguida aplique o comando utilizando desta vez o cat, ao invés do echo:

$ cat texto >> foto.jpg

Volte a repetir os testes já citados anteriormente para ter certeza do sucesso no processo.

Como eu disse..tudo muito simples e sem mistérios.

Respondido Michel? ;]

Abraço pessoal