/ #Arch Linux #Chromium 

Habilitando Plugins No Chromium

Todos que visitam meu blog já devem estar cansados de saber que estou bastante atento ao projeto chromium e ajudando com o possível para o desenvolvimento e divulgação do mesmo.

Bom, eu já havia notificado aqui o fato de que o chromium passou a ter suporte à plugins como o flash por exemplo. De fato ele já suporta os plugins, mas muitos estão me procurando para perguntar porque o chromium cortou o suporte aos plugins, visto que nas builds mais recentes do chromium o suporte parece ter sido cortado, visto que os plugins não estão funcionando a princípio.

Shot Chromium

Mas, porque o meu funciona e o seu não?

Não é mágica..nem feitiçaria.. Vamos à realidade.

O suporte do chromium aos plugins ainda não está 100% homologado, o que resulta em alguns bugs e falhas, podendo acarretar em uso excessivo de processamento ou outros recursos de sua máquina em alguns casos. Sabendo disso, o projeto chromium adotou a posição de não tornar o suporte à plugins uma opção “default”.

Para utilizar os plugins em seu chromium você precisa iniciar o seu chromium com o seguinte parâmetro:

$ chromium-browser –enable-plugins

Lembrando que nestas novas builds do chromium não existe mais a necessidade de criar os links simbólicos para os plugins. Ele já detecta automaticamente os plugins que você tem instalados.

Para testar, pode abrir o seguinte endereço ou mesmo acessar algo como o youtube:

about:plugins

Caso você ainda não tenha o chromium instalado em sua máquina pode buscar informações na internet sobre como o fazer em sua distro. Caso use Archlinux, pode seguir os passos abaixo:

1- Adicione o repositório brasileiro em sua lista de mirrors. Adicione as seguintes linhas em seu arquivo /etc/pacman.conf :

[archlinuxbr] Server = https://repo.archlinux-br.org/i686

ou

[archlinuxbr] Server = https://repo.archlinux-br.org/x86_64

**2- **Atualize seus mirrors e instale o chromium:

pacman -Sy

pacman -S chromium-snapshot

Feito!

Bom proveito…