/ #Cultura Hacker #Flisol 

Lixo Eletrônico: Não Sabe O Que Fazer? O Flisol Sabe

Saudações pessoal, todos dispostos a ajudar?

Algumas semanas atrás uma amiga me perguntou algumas coisas sobre reciclagem ou reaproveitamento de e-lixo ou lixo eletrônico para os menos íntimos. A mesma não informou estes termos mas a intenção foi parecida. Me perguntou sobre como se descartar corretamente mídias (cds, dvds) ou velhas peças de computador. E como estamos nos aproximando do FLISOL, aproveitei para divulgar uma iniciativa que teremos aqui em Fortaleza no dia 24 de Abril durante o FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.

Mas, o que é esse tal e-lixo? Vivo recebendo esses SPAMs em minha caixa de email. Posso reciclar isso? o.O

Na verdade e-lixo não tem nada a ver com SPAM, apesar de algumas pessoas acharem que sim.

Quando citamos e-lixo, estamos falando de seus aparelhos eletrônicos que, por algum motivo, foram descartados por você. Televisores, aparelhos de DVD, computadores, impressoras, calculadoras, etc, são exemplos de lixo eletrônico que, uma vez que não sejam descartados da forma correta, acabarão em aterros comuns cujo único destino será se tornar um agente poluidor para o solo, água e porque não o ar.

Existem várias formas de “dar um fim”, literalmente, a este “bens”. Utilizei a expressão dar um fim, pois é literalmente o que o FLISOL Fortaleza pretende fazer. O objetivo é dar um novo fim a estes objetos.

Existem vários projetos que trabalham diretamente com estas “peças” que descartamos. O que para nós não tem mais utilidade, para eles terá um fim que pode surpreender até mesmo o mais criativo artista. Trabalhos como o de meta-reciclagem demonstram a cada dia que este tipo de material pode sim ser utilizado para a criação de novos produtos, sejam eles eletrônicos, partindo dos componentes ainda em funcionamento, ou mesmo utensílios domésticos, enfeites, etc.

No FLISOL Fortaleza deste ano teremos um ponto de coleta deste material durante todo o dia do evento.

Pentes de memória RAM, HDs, placas de vídeo, placas mãe ou qualquer coisa que o valha estará sendo coletado.

Nos vemos lá.

Abraços!