/ #Arch Linux #Cultura Hacker 

Lula No Fisl - Adeus Liberdade

É isso aí pessoal.. Terceiro dia de FISL e a bagunça rolou solta. Não lembro de ter visto sorrisos hoje na PUC. Apenas insatisfações e caras aborrecidas.

Como de costume, o FISL não cumpriu a promessa de uma rede decente WIFI. Desde o primeiro dia a wireless do evento não funciona. Cada um tenta se virar de alguma forma.. seja com 3g ou mesmo, como nosso caso no stand do Archlinux Brasil, levando um switch para navegar na rede cabeada sedida pelo evento. Mas, como disse anteriormente, esse “problema” já é praticamente uma marca registrada do evento e como tal não foi a causa da revolta. Portanto, COMPANHEIROS, acreditem.. a causa da revolta geral hoje foi a “visita” de nosso querido Presidente.

Nosso Presidente resolveu aparecer hoje no final da tarde. O problema? Simplesmente expulsaram, LITERALMENTE, TODOS que estavam na área principal do evento. Toda a área de stands foi evacuada para averiguação completa da polícia com cães treinados. Sim, se livraram de aproximadamente 8.000 pessoas em poucos minutos com um tratamento no mínimo GROSSO diante da realidade de quem saiu de outro estado, ou mesmo país, teve altos custos com passagens, hospedagens, alimentação e inscrição do evento. Não bastando “expulsar” todos para a “revista” do local, ainda informaram que os stands estariam proibidos para o público inscrito durante todo o dia. Eu, que também estava responsável por um dos stands, recebi a preciosa informação de que apenas algumas (2-3) pessoas de cada stand teriam permissão de entrar no local com apresentação de um determinado broche. À pessoa que me informou isso, perguntei: Qual a utilidade de um stand sem público?

Parece brincadeira, mas não é.

Se a intenção era deixar nosso Presidente mais “seguro” para aparecer na TV durante sua “visita” ao “evento”, acho que eles conseguiram. Mas, gostaria de saber qual será a justificativa para o fato de nas câmeras aparecerem cerca de 100 pessoas quando o evento possui, na verdade, cerca de 8.000 inscritos.

No mínimo é uma falta de respeito para com todos nós.

E a pergunta que não quer calar… Onde está a liberdade em um evento, teoricamente, para a comunidade?

O Software é Livre, o acesso não!?¡¿

**PS: **Amanhã estarei no evento com meu crachá de cabeça para baixo.

Abraços