/ #Cultura Hacker #Impressões 

Por Que Usar a Plataforma Livre

Imaginemos o seguinte padrão: Softwares são programados através de uma linguagem. O que é Linguagem? É um conjunto de códigos que funciona como Meio de Comunicação, seja ele entre Humano / Humano ou Humano / Máquina por exemplo.

Então imaginemos que a língua portuguesa é como um Software, e precisamos dela para nos comunicar com outras pessoas, correto? Agora imagine você se os códigos da língua portuguesa fossem patenteados por alguém ou mesmo fechados. Além de você não ter livre acesso aos vários códigos que formam a língua portuguesa você ainda teria de pagar para quem a patenteou. Sim, você teria que pagar para falar!

O que isto tudo importa para a informática? Bom, infelizmente a maioria dos softwares ou programas de computador vem enfrentando esta mesma situação no Brasil, pois é através do software que eu consigo me comunicar com meu computador, e a maioria das pessoas ainda tem de pagar para falar com seu computador. O mais absurdo é que o pagamento recolhido sequer fica no Brasil, pois é entregue para uma empresa no exterior que monopoliza o mercado. O Brasil paga cerca de R$ 1.000.000.000,00 (1 bilhão) por ano em troca desses softwares.

Num sistema fechado, também não conseguimos desenvolver nossa própria autonomia tecnológica, pois não temos como estudar o seu código e não temos segurança de acesso e envio de informações em nossas próprias máquinas. Quem garante que naquele software fechado instalado em minha máquina não há junto um programa espião vasculhando minhas contas e arquivos pessoais?

No software livre você não tem obrigatoriedade de pagar nada a ninguém, desenvolvido por milhares de programadores ao redor do mundo, voluntários ou não, que compartilham seus códigos com o mundo, no software livre você usa produtos testados por milhares de pessoas que entendem do assunto e que procuraram de todas as formas possíveis, brechas, falhas, bugs e você mesmo pode ajudar nisso, você como usuário é parte importante da comunidade do software livre, sugerindo, reportando alguma falha, opinando, discutindo, ensinando e aprendendo, ou seja, o software livre vai além do uso da ferramenta, ele vai à democratização do conhecimento.

Principais vantagens da utilização de Software Livre:

  • Segurança (praticamente isento de vírus, você sabe o que está instalando em sua máquina, pois seu código é aberto)

  • Economia (você pode baixar ele sem custo da internet, tanto o software quanto a sua documentação de uso)

  • Alternativa à pirataria (você não corre riscos ao ser surpreendido por fiscais cobrando por licenças)

  • Engajamento (você estará utilizando uma solução mais viável para um país em desenvolvimento como o Brasil)

  • Autonomia (você tem liberdade para fazer o que quiser com este software desde que siga as 4 liberdades básicas a ele atribuídas)

** As 4 liberdades foram citadas no último post: “De onde vem o conceito de Software Livre”.

SOFTWARE LIVRE! Socialmente Justo…Economicamente Viável…Tecnologicamente Sustentável.