/ #Linux #Software Livre 

Bleachbit: Limpeza De Disco No Linux

Quando o assunto é segurança da informação, muitas vezes o óbvio é deixado de lado. Se pensa em anti-vírus, firewall, IDS (Intrusion Detection System), etc. Mas e o básico e óbvio? Raramente vejo profissionais preocupados com o lixo existente nos discos rígidos. Com lixo eu quero dizer aqueles arquivos temporários, antigos arquivos de cache que já não são necessários, ou mesmo rastros de informações de arquivos que já foram deletados. Sim, o fato de você deletar arquivos não significa que as informações daqueles arquivos foram completamente apagadas do disco. A “deleção regular de arquivos” não está apagando os dados deletados. Ela está apenas removendo os links dos inodes de arquivos, tornando assim possível a recuperação dos arquivos deletados com algum software forense.

Existem várias alternativas para remover seus arquivos de forma segura. As alternativas poderão variar de acordo com o sistema de arquivos utilizado em seu disco, é claro. Uma das formas mais simples que conheço é através da ferramenta BleachBit.

BleachBit é um software livre criado para limpar e liberar espaço em disco, gerenciando assim melhor a sua privacidade e otimizando sistemas computacionais. Criado em 2008 para sistemas GNU/Linux, partiu de um controverso e polêmico debate sobre a necessidade de o GNU/Linux necessitar de uma ferramenta para limpeza de registros. Posteriormente o BleachBit passou a suportar também sistemas Microsoft Windows.

Com esta ferramenta você poderá não apenas limpar seu espaço em disco, mas também limpar vários arquivos típicos do sistema que não são necessários na maioria dos casos a longo prazo, arquivos estes que podem dar ao intruso informações desnecessárias sobre suas atividades. Não desejamos isto…

A instalação do mesmo é feita de forma simples e convencional. No caso do archlinux, o pacote se encontra disponível no repositório [community], portanto pode ser instalado regularmente através do pacman.

 [kalib@tuxcaverna ~]$ sudo pacman -Ss bleachbit
 [sudo] password for kalib:
 community/bleachbit 0.9.6-1
    Deletes unneeded files to free disk space and maintain privacy

 [kalib@tuxcaverna ~]$ sudo pacman -S bleachbit

Na maioria das distribuições baseadas em Debian, tal como o Ubuntu, o pacote poderá ser instalado através do aptitude ou apt-get:

 $ sudo apt-get update
 $ sudo apt-get install bleachbit

O BleachBit possui uma interface gráfica simples, na qual você poderá selecionar o que você deseja destruir. Lembre-se que algumas funções são experimentais e podem causar problemas em seu sistema. Mas não há necessidade de se preocupar: O BleachBit lhe informa sobre isto e lhe dá a chance de cancelar a operação selecionada. ;]

O BleachBit possui uma vasta lista de cleaners, como ele chama as ferramentas internas de limpeza. Dentre a longa lista, podemos citar alguns como: Adanaxis, Adobe Reader, aMSN, aMule, APT, Audacious, Bash, Beagle, Chromium, Downloader for X, Deep scan, Easytag, ELinks, emesene, Epiphany, Evolution, Exaile, Filezilla, Firefox, Flash, gedit, gFTP, GIMP, etc. A lista é realmente longa. Lista completa de cleaners e demais recursos.

Para executar o programa, basta procurar o mesmo através do menu de aplicativos de seu sistema, ou através do comando:

 [kalib@tuxcaverna ~]$ bleachbit

Have fun!