/ #Linux #Software Livre 

Lynis: Segurança E Auditoria De Sistemas Linux

Procurando uma ferramenta de uso simples e rápido que seja capaz de realizar uma auditoria em sistemas Unix like? Talvez o Lynis seja exatamente o que você procura.

O Lynis é uma ferramenta para (especialistas) Unix com foco em segurança e auditoria, porque não dizer hardening, de sistemas. Ele escaneia o sistema e vários softwares disponíveis no mesmo com o fim de detectar vulnerabilidades. Além de informações relacionadas a segurança, ele também buscará diversas informações sobre o sistema, pacotes instalados e erros de configuração diversos.

Este software ainda é útil e utilizado por outros softwares para ajudar em auditorias automatizadas, gerenciamento de patches de sistemas e escaneamento por vulnerabilidades e malwares. O público alvo do mesmo é composto por especialistas em segurança, pentesters, auditores de sistemas, administradores de redes/sistemas, etc.

Dentre suas verificações estão a avaliação dos métodos de autenticação disponíveis, certificados SSL expirados, softwares desatualizados, contas de usuários sem senhas, permissões incorretas em arquivos, erros de configuração, auditoria de firewall, etc.

Auditando

Instalação:

No Arch Linux, o pacote se encontra disponível no AUR., portanto o processo de instalação consiste nos seguintes passos:

1. Download do Tarball disponibilizado no AUR. 2. Descompactação do tarball:

 $ tar -xvzf lynis.tar.gz

3. Entrar no diretório lynis que foi criado e em seguida iniciar a compilação/criação do pacote em si:

 $ cd lynis
 $ makepkg

4. Instalação do pacote que foi criado (Apenas este passo com usuário root ou utilizando sudo):

 # pacman -U lynis-1.3.3-1-any.pkg.tar.xz

Caso você utilize o yaourt ou algum outro gerenciador de pacotes do Arch Linux que possua acesso direto aos pacotes do AUR, pode utilizá-los ao invés de utilizar os passos acima:

 $ yaourt -S lynis

Happy Hacking!