/ #Golang #Impressões 

De Volta à Ativa e Com Novo Visual

Após alguns meses o blog está de volta, com diversas mudanças que facilitarão as coisas em termos de manutenção. Cara nova, estrutura nova… tudo novo.

Sei que passei alguns meses sem publicar conteúdo por aqui mas, assim como tudo na vida, existe uma explicação para isso. (Não prometo ser uma boa explicação… :p)

As coisas foram um pouco corridas no fim do ano e mais corridas ainda no início do ano. Comecei a estudar algumas tecnologias novas e, neste embalo, resolvi que era hora de fazer uma manutenção grande no blog. A manutenção foi relativamente grande, visto que o blog foi praticamente criado novamente, utilizando-se de tecnologias diferentes para o backend, novo design, mais limpo e prático.

E para não ficar apenas na memória, aqui vão duas imagens de como ele era até ontem…

Blog Antigo Blog Antigo

Como no já manjado dizer: Foi bom enquanto durou.

Esta antiga versão do blog foi desenvolvida com o framework Octopress. Para quem não conhece, Octopress é um framework baseado no Jekyll, a popular engine para blogs estáticos responsável pelo Github Pages. Este, por sua vez, é baseado na linguagem de programação Ruby. Embora prático, sua performance por vezes deixa a desejar bem como a pouca flexibilidade que temos neste framework.

Octopress

Este simpático polvo é o mascote/logo do projeto Octopress. Embora ele tenha me dado alegria por alguns anos, também me trouxe algumas frustrações e dores de cabeça, portanto achei que poderia ser a hora de buscar algo diferente.

Uma das coisas que comecei a estudar nos últimos meses é a linguagem de programação criada pelo Google, o Golang ou simplesmente Go, como muitos preferem chamar.

Go é uma linguagem fantástica e de excelente performance, no entanto o objetivo deste post não é falar sobre Go. Uma vez que comecei a estudar a linguagem e imediatamente gostei muito de sua sintaxe limpa, lógica e também sua performance, pensei que poderia ser uma boa linguagem para o backend principal do novo blog. Logo me deparei com o Hugo.

Hugo

Hugo é considerado o framework mais rápido do mundo para construção de sites e blogs. Um framework baseado em Go que trás uma série de benefícios e flexibilidade em termos de módulos e customização de código.

Para se ter uma ideia, o build de meu blog anterior levava aproximadamente 35 segundos após qualquer modificação que eu fizesse no código. Com o Hugo, o build está levando cerca de 1,6 segundos. Uma diferença absurda em termos de performance, certo?

O Hugo promete leva menos de 1ms para realizar o build de cada página, portanto a maioria dos blogs/sites com algumas centenas de páginas levará poucos segundos para ter um build completo, enquanto que sites mais simples geralmente levarão menos de 1 segundo para um build completo.

A aparência ficou exatamente da forma que você está vendo agora. ;]

Além da mudança completa no blog passei por outra grande mudança em minha vida. Mudei de emprego e isso, obviamente, também me tomou algum tempo, impactando no tempo para término desta migração para o novo blog.

Águas passadas. Agora, de casa nova, tentarei voltar a ter posts com uma maior frequência com foco maior em DevOps e tecnologias em geral.

Abraços.