/ #Linux #Software Livre 

Dica Rápida Linux: Melhorando a Política De Senhas

Na dica anterior mencionei o uso do comando chage para forçar a alteração de senha por parte do usuário em sistemas Linux, mas e se além disso fosse possível melhorar esta prática, tornando a política de senhas de usuários um pouco mais segura?

O chage também nos permite determinar quando exatamente desejamos que a senha daquele usuário expire, de forma que ele será forçado a criar uma nova senha após aquele determinado tempo. Isto é útil para evitar que uma mesma senha seja utilizada por um longo período de tempo. Particularmente, gosto de forçar a alteração de senhas a cada mês, mas isto dependerá dos sistemas que são acessados e de o quão críticas são as informações e sistemas em jogo.

O comando chage altera o número de dias entre a alteração de uma senha e sua alteração anterior. Esta informação fica registrada no sistema e será utilizada para determinar quando um usuário precisará alterar sua senha. Esta e outras configurações ficam armazenadas no arquivo de configuração /etc/login.defs, o qual determina configurações que englobem todos os usuários do sistema, inclusive um período máxima antes de uma senha ser expirada.

Para verificar as informações sobre quando uma senha expira, digite:

 # chage -l NomeDoUsuário

O comando acima lhe retornará informações gerais sobre aquela conta, tais como: data de última mudança de senha, data em que a senha irá expirar, status atual da senha, número mínimo entre troca de senhas, número máximo entre troca de senhas, número de dias de alerta sobre a mudança de senha, etc.

Para efetivar a política de mudança de senha após um determinado tempo, você pode editar diretamente o arquivo /etc/shadow ou utilizar o comando chage, o qual recomendo ao invés do /etc/shadow.

No arquivo /etc/shadow, a ordem dos campos é a seguinte:

 {NomeDeUsuário}:{Senha}:{ÚltimaAlteraçãoDeSenha}:{Minimum_days}:{Maximum_days}:{Warn}:{Inactive}:{Expire}:

Onde,

Minimum_days: Quantididade mínima de dias entre alterações de senhas. Ex: Uma quantia mínima de dias antes que o usuário possa alterar sua senha.

Maximum_days: Quantidade máxima de dias pelos quais uma senha será válida (após os quais os o usuário é forçado a alterar sua senha).

Warn: O número de dias antes de a senha expirar nos quais o usuário será alertado sobre a sua senha expirar em breve.

Expire: Quantidade de dias desde 1 de Janeiro de 1970 em que a conta expirará. Ex: uma data específica pode ser informada para que, a partir de tal data a senha não possa mais ser utilizada.

Conforme informei anteriormente, costumo recomendar a utilização do comando chage ao invás da edição do arquivo /etc/shadow, o que minimiza as chances de erros.

 # chage -M 60 -m 7 -W 7 NomeDeUsuário

Onde, da mesma forma, M = Maximum_days, m = Minimum_days e W = warn.

Bom proveito…