/ #Arch Linux #Linux 

Kde 4.11 Lançado E Disponível No Arch Linux

Em 14 de Agosto de 2013 a comunidade KDE anunciou oficialmente a última release do Ambiente de Trabalho KDE, a versão 4.11. Nesta última versão o projeto incorporou grandes atualizações na Área de Trabalho, Aplicações e plataforma de Desenvolvimento, oferecendo, além de correções, novas funcionalidades, das quais muitas serão importantes para a próxima evolução da plataforma KDE.

Este último lançamento é dedicado a memória de Atul “toolz” Chitnis, um dos maiores representantes do movimento de Software Livre e Open Source na Índia e, também, um dos maiores responsáveis pela existência do projeto KDE na Índia. Atul deixou-nos no dia 3 de Junho, após uma longa batalha contra o Câncer. Que sua alma descanse em paz, é o desejo de todos os membros do projeto KDE e, certamente, de muitas outras pessoas que o conheceram.

A versão 4.11 do KDE irá receber um suporte de longo prazo, enquanto é preparada a transição para a versão 5.

Além de melhorias para as funcionalidades básicas, como uma barra de tarefas mais suave, um item de bateria mais inteligente e uma mesa de mistura de som melhorada, a introdução do KScreen também trouxe um tratamento mais inteligente de vários monitores ao ambiente de trabalho. Além disso, esta release trouxe ainda algumas melhorias de performance em grande escala, combinadas com alguns ajustes de usabilidade, para que o KDE possa ter uma experiência de utilização global mais agradável.

Programadores que utilizam as linguagens Python e JavaScript poderão perceber melhorias no Kate, o qual passou a trazer alguns plugins extras que melhoram a produtividade na escrita de código nesta ferramenta. O KDE PIM e o Dolphin também foram alvos de melhorias de performance, tornando-se mais rápidos e ganhando novas funcionalidades, sem mencionar, é claro, as aplicações educacionais do KDE, as quais receberam muitas novas funcionalidades.

No Arch Linux, é claro, os pacotes já estão disponíveis nos repositórios oficiais. Se você já utiliza o KDE e deseja atualizar para esta nova versão, basta executar o já conhecido comando de atualizãção, através do gerenciador de pacotes pacman:

 # pacman -Syu

Se você utiliza um gerenciador de pacotes alternativo, como o Yaourt, pode realizar a sua atualização como de costume também. Segue comando completo para usuários do yaourt:

 # yaourt -Syu --aur

Maiores informações sobre esta release podem ser encontradas em https://community.kde.org/KDE_SC/4.11_Release_Notes

Divirtam-se com o novo KDE! ;]