/ #Arch Linux #Cultura Hacker 

Comunidade Arch Linux Portugal

Saudações colegas! Ou deveria dizer “Boas”?¿

Este post é dedicado aos amigos de Portugal que visitam o meu blog, bem como usuários Arch Linux em geral.

Gostaria de comunicar o nascimento da Comunidade Arch Linux Portugal.

É comum encontrarmos usuários em nosso canal de irc que são de Portugal (Tugas). Percebemos facilmente pelo português diferente. Já havíamos percebido a falta de um espaço dedicado a eles. Em contato com o Mkman, um usuário Arch de Portugal, decidimos que estava na hora de mudar essa história. Agora este problema começa a se resolver.

A Comunidade Arch Linux Portugal acaba de nascer oficialmente e está procurando ajuda para sua estruturação: Site, fórum, lista e outros serviços.

Assim como fazemos no Arch Linux Brasil, dentre outras comunidades Arch Linux em outros países, a comunidade Arch Linux Portugal será o ponto de apoio entre o Arch Linux e os usuários dessa distribuição em seu país. Além de fornecer suporte e ajudar na divulgação da distribuição em Portugal, a comunidade também servirá como uma ponte de colaboração mais direta no projeto Arch Linux internacional, seja com tradução de documentação, empacotamento no AUR, etc.

O Arch Linux Portugal já conta com um grupo no GoogleGroups onde podemos trocar ideias e tirar dúvidas. Para se cadastrar, acesse o seguinte endereço: https://groups.google.com/group/archlinux_pt

Além da lista de email, o Arch Linux Portugal também já possui um canal de irc na rede freenode: archlinux-pt@irc.freenode.net

Para os que não possuem intimidade com o irc, basta utilizar algum cliente irc como o Xchat por exemplo e se conectar na rede freenode através do comando:

/server irc.freenode.net

Em seguida, basta acessar o canal com o comando:

/join #archlinux-pt

OBS: “Tugas” interessados em ajudar no projeto de alguma forma, podem se cadastrar no groups do Google ou aparecer no irc e entrar em contato comigo (kalib) ou com o Mkman através do email ttiagosousa at gmail.com.

Agora é a vez de vocês “Tugas”.

Em nome do Arch Linux Brasil gostaria de destacar que daremos total apoio a vocês no que precisarem.

Abraços