/ #Linux #Software Livre 

Dica Rápida Linux: Forçar Usuário a Trocar Senha Após Primeiro Login

É natural encontrar pessoas que utilizam linux a pouco tempo (ou que nunca utilizaram) questionando aspectos simples que seguem o jargão: “Mas no Windows eu consigo fazer isso, enquanto que no Linux….”

Isso não é novidade alguma e, de fato, é um comportamento esperado, embora demonstre apenas uma mera falta de boa vontade para pesquisar um pouco. O fato é que por vezes encontro pessoas me questionando sobre alguns destes recursos em falta no mundo Linux, quando na verdade eles, na grande maioria das vezes, não estão em falta.

Um exemplo recente disto se deu quando um colega (não se preocupe, seu nome está a salvo) me perguntou:

Porque o Linux não tem um recurso para forçar um usuário a alterar sua senha após o primeiro login? Isso me ajuda muito como SysAdmin em servidores Windows.

Devo concordar com ele no sentido de que este recurso ajuda muito a vida de um SysAdmin. Sejamos justos, as pessoas vivem esquecendo suas senhas. Segunda-feira? Dia mundial do “esqueci minha senha, você pode gerar outra por favor?”

Porém, devo acrescentar que o Linux possui sim este recurso (e não é uma novidade). O chage é apenas uma das formas de o fazer.

Supondo que seu usuário esqueceu sua senha e você deseja possibilitar que ele crie uma nova. Você pode mudar a senha dele para qualquer coisa que venha em sua mente, por exemplo: 123mudar456

Em seguida, digite o seguinte comando:

 # chage -d 0 {nome-do-usuário}

Supondo que eu tenha alterado a senha do usuário linus.torvalds para 123mudar456, o comando seria:

 # chage -d 0 linus.torvalds

O parâmetro -d determina quando a senha do mesmo expira, ou deverá ser trocada. Você pode determinar uma data específica, a qual deve ser indicada no formato AAAA-MM-DD, porém, ao invés da data, o 0 indica que a senha deverá ser trocada após o primeiro login daquele usuário.

Simples, certo?!