/ #Impressões #Segurança 

O Que Vem Agora? Proibição Do Uso De Criptografia?

Há algumas semanas atrás vimos a confusão causada por instalações de escutas telefônicas feitas pela ABIN. Houve uma grande onda de críticas em cima disto, até que resultou na proibição de comercialização de qualquer equipamento de espionagem em nosso “lindo” país como forma de penalizar qualquer um que efetue este tipo de atividade que agora é terminantemente proibida. Sim, nossa Agência de inteligência nacional não pode mais ficar sabendo das roubalheiras que nossos “representantes” andam fazendo. Sim, agora é crime descobrir que nossos políticos estão fazendo roubalheiras.

Hoje, li uma matéria publicada no site da Folha Online que abordava algo incrível: PF não consegue decifrar criptografia dos arquivos de Daniel Dantas!

A fonte diz: “Dois meses e meio depois de apreender cinco discos rígidos no apartamento do banqueiro Daniel Dantas, durante a Operação Satiagraha, a Polícia Federal ainda não conseguiu decifrar a criptografia que protege os dados.”

O mais interessante foi ver o anúncio deles de que nunca viram uma tecnologia tão avançada de criptografia aqui no Brasil. o.O Quanta ignorância.

Para fechar com chave de ouro, eles informam que estão estudando a possibilidade de entrar judicialmente contra a empresa norte-americana desenvolvedora do mecanismo de criptografia adotado, como forma de obrigar a mesma a entregar a chave de acesso.

Quanta palhaçada… Será que como peritos em segurança eles não sabem que estas chaves são geradas de forma assimétrica e que a forma mais simples seria fazer o próprio Dantas entregá-la? Algo como redução de pena em troca da informação seria mais útil do que tentar obrigar a empresa norte-americana, que nada tem a ver com isso, a entregar esta chave. Me pergunto se nosso dicionária descreve a palavra maturidade da forma correta.. Pois pelo visto, nosso país não entendeu muito bem o que significa isso. :/